
Implantado
inicialmente no estado do Rio de
Janeiro, no Brasil, ao
longo dos dois governos de Leonel
Brizola (1983-1987 e
1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino
público de qualidade,
em período integral, aos alunos da rede estadual.
O horário das aulas
estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades
culturais, estudos dirigidos e educação física. Os CIEPs forneciam refeições completas a seus
alunos, além de atendimento médico e odontológico. A capacidade média de cada
unidade era para mil alunos.
O projeto objetivava,
adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados
"pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças
também ali residentes.
Os governos que
sucederam aos de Brizola não deram continuidade administrativa ao projeto,
desvirtuando-lhe a sua principal característica: o ensino integral. Desse modo,
as unidades construídas e operacionais tornaram-se escolas comuns, com o ensino
em turnos. As demais, parcialmente concluídas, foram simplesmente abandonadas,
assim como desativada e desmontada a instalação que produzia as suas peças
pré-moldadas de concreto.
Características
O projeto arquitetônico dos
edifícios é da autoria de Oscar
Niemeyer, tendo sido erguidas mais de 500 unidades. Uma de suas
características é a utilização de peças pré-moldadas de concreto, barateando a
sua construção.
As escolas são constituídas por três estruturas:
·
o
edifício principal, erguendo-se em três pavimentos, abrigando as salas de aula,
centro médico, cozinha, refeitório, banheiros, áreas de apoio e recreação;
·
o ginásio
esportivo, que também pode receber atividades artísticas e culturais;
·
o
edifício da biblioteca e dos dormitórios.
O difícil começo


Com o retorno de Brizola ao governo do estado do Rio de Janeiro, após vitória nas eleições de 1990, as obras do CIEP foram reiniciadas. Finalmente, em 1993, o prédio do CIEP 224 Tarso de Castro foi entregue à população com o objetivo de promover uma educação pública e gratuita de qualidade, ofertando o ensino em horário integral.
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